domingo, 9 de novembro de 2008

Comportamentos de Proximidade no Professor

A proximidade está directamente relacionada com a presença do professor, tendo La Rose e Whitten (2000) identificado quatro tipos de comportamento de proximidade no professor e respectivas características, que a seguir se enuncia:

. Aprovação Social - Os Estudantes são elogiados e reconhecidos, o professor sorri;
. Reconhecimento/Posição - Exemplos pessoais divulgados. Dirigem-se ao professor pelo nome próprio.
. Interesse Social - O professor dirige-se aos alunos, chamando pelo nome, olha para a turma, toca os estudantes, coloca questões e solicita as opiniões dos alunos.
. Realces do Status - O professor usa o humor fora do contexto da aula e há um tratamento informal entre educador e educando, com uma postura descontraída, movendo-se em torno da sala de aula e usando variadas expressões.

Algumas das características supra mencionadas, só podem ser visíveis nos ambientes online, através do uso dos emoticons, que de certa forma reforçam a presença social, a proximidade e até a intimidade, tanto por parte do professor como do aluno, e que substituem as características e formas de comunicação no ensino presencial. A presença do professor torna-se ainda importante e construtiva quando intervém nas discussões que surgem entre os alunos de uma turma, transmitindo conceitos, esclarecendo dúvidas e dando o feedback quando necessário ou solicitado pelo aluno.

Raven M. Wallace (2003) - Aprendizagem Online na Educação Superior: uma Revisão da Investigação sobre as Interacções entre Professores e Estudantes. Págs 19-21.

Sem comentários: